domingo, 3 de outubro de 2010

O CURSO.

Formar um cidadão capaz de compreender as relações entre a política e a sociedade e desenvolver um senso crítico sobre o tema são alguns dos pontos que incentivaram a criação do curso de Bacharelado em Políticas Públicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Criado a partir do Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), o curso é o terceiro implantado no Brasil. Sua primeira  turma é composta de cinqüenta alunos no semestres de 2010, reflete a diversidade de pessoas interessadas pelo assunto. De militantes políticos, da esquerda e da direita, a pós-graduados em outros cursos e pessoas de diversas áreas de atuação, a iniciativa da UFRGS parece ter vindo para suprir uma necessidade do mercado.


A ideia é oferecer para os alunos um olhar inter-disciplinar sobre o tema, podendo, assim, dar conta da complexidade dos processos de formulação, de implementação e de avaliação, fazendo com que outras esferas da sociedade participem desses processos. De acordo com a professora de umas das cadeiras introdutórias do curso, Marília Ramos, o analista de políticas públicas que será formado na faculdade vai ser o profissional capaz de olhar essa complexidade por meio dos conteúdos que aprende nas múltiplas disciplinas a sua escolha. “Esse olhar é muito importante, principalmente hoje, numa época democrática e com alta participação da sociedade nos processos decisórios”, ressalta.

O estudante e militante político Ricardo Souza, de 19 anos, defende sua escolha de cursar Políticas Públicas por uma questão de adquirir ferramentas que possibilitem um melhor entendimento das relações sociais com a política. “Encontrei nesse curso uma oportunidade de estudar este tema social e aplicar como uma função útil para a sociedade, agir na realidade, empiricamente”, destaca Souza.

Lotado no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), o curso oferece apenas dez disciplinas obrigatórias, centradas na capacitação para fazer análises e aplicar conhecimentos. Complementando essa formação básica, o aluno escolherá entre cadeiras que o habilitarão nas ênfases de Políticas Sociais ou de Governo. O restante do currículo é composto por 120 horas de estágios obrigatórios e disciplinas eletivas da área de atuação escolhida e de outros departamentos, como o de Ciências Econômicas, o de Ciências Administrativas e o de Estatística.

Conceito de políticas públicas 
As políticas públicas são resultantes das diversas atividades políticas. No entanto, é necessário distinguir entre política pública e decisão política. Uma política pública geralmente envolve mais do que uma decisão e requer diversas ações estrategicamente selecionadas para implementar as decisões tomadas. Já uma decisão política corresponde a uma escolha dentre algumas alternativas, conforme a hierarquia das preferências dos envolvidos, expressando, em maior ou menor grau, uma certa adequação entre os fins pretendidos e os meios disponíveis. Assim, embora uma política pública implique decisão política, nem toda decisão política chega a constituir uma política pública.

 matéria:Tiago Oliveira Vasques  
fonte: CMYC (famecos- pucrs)
Postado por: Raquel Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário